É com muita honra que estamos inaugurando as postagens do nosso blog com os Resumos do I Seminário e II Encontro PIBID/UNICAMP.
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: DENTRO DO JOGO E FORA DA QUADRA
Mariana Serrano Pipa,
Lidia Queila Lucas Coelho da Silva, Helen Da Rocha Menezes, Juliana
Martins Malafaia da Silva, Paula Rodrigues da Silva, Sissi Aparecida
Martins Pereira
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Subprojeto Licenciatura em Educação Física
Coordenador de Área: Sissi Aparecida Martins Pereira
Supervisor: Marilene dos Santos Fernandes
Escola: Escola Estadual Municipalizada Santa Sofia
A Educação Física Escolar é um tema de muita
discussão. A aplicabilidade de seu conteúdo, tanto na quadra, quanto em
sala de aula vem sendo debatida. Por se tratar de uma disciplina que
trabalha diretamente com o conceito do movimentar-se, a necessidade de
aulas práticas em espaços como quadra se torna, muitas vezes, a primeira
opção. Sabe-se que a Educação Física escolar tem um papel fundamental
no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, pois através dela
os alunos podem vivenciar movimentos e desenvolver habilidades que serão
essenciais para o resto de suas vidas, conhecem a si mesma e ao mundo,
pois existe uma relação entre jogo e aprendizagem, enquanto o aluno joga
ou brinca, ele aprende. No processo de ensino aprendizagem o professor
se encontra como responsável pela mediação entre os elementos
pedagógicos que serão essenciais para a formação de alunos críticos e
sociáveis. Com amplo conteúdo existente, os professores de Educação
Física podem planejar suas aulas de forma diversificada, visando atender
às necessidades locais, o que pode levar alguns docentes a desviar seus
caminhos da prática do esporte, e recorrer ao que se encontra
disponível na escola para que o conteúdo seja aplicado e a aula seja
desenvolvida de uma forma mais dinâmica, lúdica e diferente. Partindo
dessas questões, esta pesquisa buscou investigar a expectativa de alunos
do 6º e 7º anos em relação às aulas de Educação Física dentro do jogo e
fora de quadra bem como analisar a percepção dos alunos sobre o que é a
Educação Física, identificar o que os alunos consideram necessário para
ter uma aula de Educação Física e interpretar a visão dos alunos em
relação às aulas de Educação Física fora da quadra. O estudo é de
caráter qualitativo e foram aplicados dois tipos de questionários, um
inicial (com cinco perguntas) e outro após a aplicação de jogos
interativos (com três perguntas), realizados em sala de aula que
trabalhavam diretamente com o conteúdo curricular, compreendendo um
período de observação outro de elaboração e aplicação de questionários.
Os jogos foram elaborados abrangendo as três dimensões dos conteúdos,
enfatizando a dimensão atitudinal, a realização dos jogos interativos
foi de acordo com o conteúdo trabalhado em sala pelo professor,
utilizando jogos do cotidiano dos alunos, tais como a forca e a mímica
que facilitaram e estimularam a participação de todos, proporcionando a
resolução de problemas através do diálogo, a participação em grupo, a
cooperação e interação entre todos os participantes e a vivência da
expressão corporal através dos movimentos específicos do conteúdo do
vôlei. Dentre os jogos destacou-se um o qual foi elaborado para que os
alunos aprendessem o conteúdo de forma lúdica. Esse jogo era composto
por dois dados e um caminho formado por quadrados, em cada um destes
continham uma imagem diferente alusiva ao vôlei e que tinha um
significado referente a ficha corresponde que se encontrava nas mãos das
professoras-bolsistas. Os alunos formaram dois grupos e escolheram um
representante o qual recebia um dado. Para iniciar o jogo, o
representante que ganhasse no par ou impar lançava o dado e o número que
saísse era a quantidade de quadrados (ou casas) que o jogador deveria
percorrer, ao chegar no quadrado o aluno deveria interpretar ou
responder perguntas da ficha correspondente ao desenho no quadrado em 40
segundos, acertando ele continuaria a jogar, do contrário passaria a
vez a outra equipe. A pontuação era dada ao primeiro representante que
chegasse ao final do caminho. Participaram da pesquisa turmas do 6º ano
(48 alunos) e 7º ano (25 alunos) do ensino fundamental de uma escola
pública do município de Seropédica / Rio de Janeiro. De acordo com os
PCN o conteúdo da Educação Física escolar deve ser desenvolvido para
além das técnicas de execução (conteúdos procedimentais), a discutir
regras e estratégias, apreciá-los criticamente, analisá-los
esteticamente, avaliá-los eticamente, ressignificá-los e recriá-los
(conteúdos atitudinais e conceituais). A prática docente pode as vezes
esbarrar em limitações físicas e materiais da escola pública, o que pode
gerar algumas dificuldades na aplicação e fixação dos conteúdos a serem
abordados, não impedindo o emprego de meios facilitadores como, por
exemplo, a utilização de materiais alternativos na confecção de jogos
lúdicos, não convencionais, estimuladores do desenvolvimento motor,
cognitivo, afetivo e social. Esses materiais são de fácil aquisição e se
tornam uma opção nas aulas de Educação Física uma vez que o professor
almeje explorar sua criatividade e a de seus alunos. Segundo Cardoso
(2007) a utilização de materiais alternativos é uma proposta
diferenciada, devido aos diversos materiais, modelos, composições, de
que estes objetos são formados, eles podem proporcionar às crianças um
novo modo de brincar onde utilizar a criatividade é fundamental, e aos
professores, uma variada gama de materiais para as aulas, de forma
simples e muito acessível. Ao analisar os questionários aplicados no
primeiro momento (anterior à aplicação dos jogos) observou-se que os
alunos entendem a figura do professor como importante para o
desenvolvimento das aulas, mas não o suficiente para se ter uma boa aula
. A quadra apareceu em segundo lugar, e pode ter sido pelo motivo da
escola estar há mais de um ano sem espaço para a pratica de Educação
Física. Ao questionar os alunos quais matérias eles mais gostavam na
escola, a disciplina que eles responderam que mais gostam é ciências. A
Educação Física apareceu em segundo lugar na preferência dos alunos.
Observamos que a Educação Física na escola ainda esta intimamente ligada
ao esporte, isso acontece devido aos fatores históricos e culturais que
originaram esta disciplina, talvez seja por este motivo que os alunos
entendam que a disciplina de Educação Física consiste na aprendizagem
dos esportes e por isso consideram que só é possível ter uma excelente
aula desta disciplina se houver aulas práticas. Em se tratando da escola
em questão que se encontra com algumas limitações físicas, não
possuindo quadra ou qualquer outro espaço adequado para as aulas
práticas de Educação Física. Tal fato implica diretamente na expectativa
dos alunos em relação às aulas de Educação Física. Após a aplicação de
todos os jogos interativos foi aplicado um segundo questionário, com a
intenção de constatar se a opinião dos alunos sobre as aulas de Educação
Física continuou a mesma que tinham antes da aplicação dos jogos ou se
sofreu alguma modificação depois da aplicação dos jogos. Neste segundo
questionário observamos que para os alunos, por mais que a imagem do
professor seja ainda muito relevante e importante para a concepção da
aula e aprendizagem, e eles entendem que é possível ocorrer uma boa aula
fora da quadra, eles não dispensam uma aula prática, na quadra e com
bola. Ao perguntarmos aos alunos como deveria ser uma aula interessante,
eles responderam que deveria ser com jogos e brincadeiras.
Identificamos que o professor tem papel fundamental no processo de
ensino e aprendizagem e que os alunos reconhecem e valorizam a
importância deste. Sabemos que existem diversos fatores internos e
externos que influenciam e em alguns casos limitam a prática docente,
mas é preciso que essas dificuldades não atrapalhem a prática
pedagógica, podemos utilizar meios e materiais alternativos para
desenvolver o conteúdo e assim proporcionar aos alunos diversas
experiências facilitando a aprendizagem.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei. n° 9.394/ 1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. CARDOSO, Gabrielle Aparecida; REIS, Renan Aparecido Alves dos; SIA, Tatiane Gilbertoni. A Utilização de Materiais Alternativos em Aulas de Educação Física. In: 5º Simposio de Ensino de Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Anais..., 2007. DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL,Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. ANTUNES, Celso. O Jogo e a educação infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. Fascículo 15. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004. MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física infantil. 3. Ed. São Paulo: Phorte, 2000. PEREIRA, S. A. M.; Souza, G. M. C. Educação física escolar: elementos para pensar a prática educacional. Cáp. 3. São Paulo: Phorte, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei. n° 9.394/ 1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. CARDOSO, Gabrielle Aparecida; REIS, Renan Aparecido Alves dos; SIA, Tatiane Gilbertoni. A Utilização de Materiais Alternativos em Aulas de Educação Física. In: 5º Simposio de Ensino de Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Anais..., 2007. DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL,Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. ANTUNES, Celso. O Jogo e a educação infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. Fascículo 15. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004. MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física infantil. 3. Ed. São Paulo: Phorte, 2000. PEREIRA, S. A. M.; Souza, G. M. C. Educação física escolar: elementos para pensar a prática educacional. Cáp. 3. São Paulo: Phorte, 2011.
Palavras-chave: Educação Física, Jogos, Conteúdos, Aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário